8 de nov. de 2009




Polia Regulável

Bem a principal função da polia regulável é permitir um ajuste ideal do enquadramento do comando. Com ele você pode optar por uma abertura das válvulas mais cedo ou mais tarde, como você preferir. Lembrando que esse processo de atrasar ou adiantar a abertura das válvulas causa uma interferência BEM SIGNIFICATIVA no desempenho do motor ( principalmente nas curvas de potência e torque ), dando prioridade a regimes de alta ou baixa rotação.



É assim... a abertura atrasada das válvulas vai melhorar o torque em baixa rotações, porém a abertura dela mais cedo vai melhorar a potência em alta.

Essa parte de troca de polia comum por uma regulável, é mais usada na preparação aspirada, afinal a troca de um comando original por um mais bravo é praticamente a melhor opção para um ganho de potência na preparação aspirada, é onde se tem um ganho de potência mais significativo, então você troca o comando e de quebra já faz a troca da polia por uma regulável, para poder ajustar o enquadramento do novo comando.



Mas antes que você diga que está errado, o comando também pode ser trocado em carros turbo, assim como a polia... não são exclusividades da preparação aspirada.

Se bem que nos carros com o turbo adaptado, a conversa já muda um pouco, quando você enquadra um comando para o torque em baixa ( atrasando a abertura das válvulas ), você vai adiantar a entrada da turbina, então não fica com aquele barato do turbo que é a estilingada do nada, fica algo menos “BRUSCO”. E claro que em altos giros o turbo por si só tem a função de manter a potência desejada, então é uma boa pedida... uma espécie de “UPGRADE” !

No caso dos aspirados, é o inverso ( adianta a abertura das válvulas ), você geralmente quer aquele “EXTRA MILES” pra poder já trocar de marcha, então fica o inverso ao do turbo ( feito para potência em alta como a explicação acima ). Mas como eu já falei, podemos enquadrar o comando para torque em baixa, o que facilita E MUITO o uso do carro na rua.



Existem cálculos de enquadramento de comando, coisas teóricas que nem sempre são certas, o certo é ajustar de acordo com o gosto da pessoa, o que na prática é para quem é feito.

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos recentes

Comentários recentes