6 de nov. de 2009




Chip - Preparação Eletrônica

Antes de sabermos um pouco mais sobre preparação eletrônica, vamos saber pelo menos o básico do básico da injeção eletrônica e do chip.



O chip é oque podemos dizer de o coração da injeção eletrônica, este componente é responsável pelo gerenciamento de injeção de combustível na câmara de combustão, ou seja, ele controla o quanto de combustível deve ou não ser injetado no pistão para que o carro obedeça as características pré-determinadas pelas montadoras ( VW, GM, Fiat, Ford, ...), esta características são baseadas em algumas fontes : Consumidores / Leis de meio ambiente. O consumidor quer um carro que tenho custo/benefício com relação à combustível/torque. Já o meio abiente quer um carro que não polua, queima de combustivel/emissão de poluentes.

( Chip do palio 1.6 16v )

O chip de gerenciamento de motor é um componente eletrônico que aumenta a potência do motor, sem alterar a mecânica original, eu digo sem alterar a mecânica original, é porque se você remapear somente o chip é capaz de ganhar em torno de 5% de potência e 10% de torque.
Hoje em dia os fabricantes estão mais preocupados em fazer com que os carros fiquem mais econômicos e poluam menos o ar, portanto os estudos nesta área estão em constante desenvolvimento, este é um item muito importante e não tenho conhecimento que seja possível substituir ou reprogramar o chip original do seu carro por um com o intuito de tornar o carro mais econômico, magina que comédia o cara com um Gol GTI com o chip de um 1.6, nossa para tudo, mas vamos voltar a realidade da injeção eletrônica, tudo que diz respeito à eficiência da injeção eletrônica neste item de economia, já foi feito, ou melhor dizendo, ela já foi criada com o intuito de economia. Eles fizeram a injeção para não gastar absurdos de combustível como o carburador, assim sabemos que o motor que usa a injeção eletrônica queima em cerca de 90% de todo combustível injetado, ou seja, se há alguma coisa a ser feita para que o carro fique mais econômico, por enquanto não esta ao alcance dos componentes da injeção eletrônica, seja ele mono-ponto ou multiponto.



Esta prática de ganhar mais potência com a troca do chip, se torna mais comum a cada dia que passa, o ganho de potência mais torque pode chegar a 15%. Sendo que 10% é ganho de torque e 5% de ganho na potência. Vamos explicar o processo do chip re-mapeado ou se preferir reprogramado, ou se você quiser pode substituído por outro. Mas voltando ao processo do remapeado, o seu chip é enviado a loja que mando outro chip pra você colocar no lugar, esse chip já está alterado, ou seja se deu o seu e pegou outro. Ou você pode estar fazendo o processo de remapeamento no seu chip mesmo, você manda o chip para loja, e lá eles fazem o remapeamento, ai você recebe depois o seu chip mesmo porém já alterado. Vamos dar um exemplo da mudança que pode estar sendo feita em um carro, vamos ao exemplo vamos substituir o chip de um Gol 1.6 MI por outro de Gol GTI 2000 MI, o chip do GTI tem características mais agressivas, ou seja suas curvas de nivel são diferentes, eles são diferentes em todas as curvas, é bom lembrar que apartir do momento que você altera o motor do seu carro pra ele andar mais, logicamente ele vai gastar um pouco mais, pois como eu disse quando o chip é alterado um ponto que é sempre mudado é a curva de combustível/torque que vem a ser mais inclinada que a original, própria do veículo, que são voltadas para aquele ponto que eu disse acima " Economia / Emissão De Poluentes.


Você pode estar fazendo esse serviço em muitas oficinas especializadas no assunto. Agora cuidado, muitas oficinas dizem preparar o chip, mas na verdade não fazem nada no chip, apenas pegam seu chip e dão outro, que ele mudam um outro sistema totalmente diferente ao que você quer, eles acabam cobrando 150,00 R$ e não fazem nada. Ou seja você paga 150,00 R$ pro cara fazer a preparação no chip, e na verdade ele não faz nada.

( módulo aberto, para troca do chip original, por um alterado ) Vantagens :
1-
Não exige a abertura do motor nem a troca de seus componentes móveis internos.

2-
A troca do chip pode ser revertida a qualquer momento, devolvendo ao veículo as suas características originais.

3-
Custo baixo, se comparado com outras formas de preparação.

4-
O carro fica mais ágil, apresentando melhor rendimento e dirigibilidade.

5-
Só a substituição do chip não demora mais que 30 minutos.

Desvantagens :
1-
Potência e velocidade final ficam praticamente inalteradas.

2- Ligeiro aumento no consumo de combustível.
3-
A reprogramação incorreta do chip pode comprometer a durabilidade do motor.

4- Se a mistura de combustível for muito rica pode haver danos ao catalisador.

Recomendações :
1-
Faça o serviço somente em oficinas conceituadas, com técnicos ou engenheiros especializados no assunto.

2-
O ideal é comprar um chip já pronto, específico para o modelo e adequado à cilindrada de seu carro.

3- Guarde o chip original para quando quiser reverter a preparação.
4-
Em carros novos, a alteração pode levar à perda da garantia de fábrica.

5-
Verifique o tipo de configuração que está programada no chip e em quanto ela altera as curvas de potência, de torque e o consumo de seu carro.

Dinamômetro - Golf GTI 180 cv - Câmbio Automátic

Original:


Chip de Potencia:

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