31 de out. de 2009




ÓLEO / PERFORMANCE -


A Turbocar em Parceria com a JD Lub , de Belo Horizonte colocou a prova as influências de tipos de óleos diferentes na performance dos carros.

A questão era: Um óleo " melhor " traz mais desempenho para o carro?

Decidimos então fazer um teste com basicamente 3 tipos de óleos diferentes.O carro escolhido foi um mero Corsa 1.6 ano 2002 com 54 mil kms no odômetro. Decidimos por este carro porque ele tem relativamente pouca potência, e se o teste indicasse algum ganho de potência em um carro assim, com certeza o ganho será maior em carro de mais potência.


Os teste foram realizados no mesmo dia, no mesmo lugar. Em todas as trocas de óleo foram trocados também o filtro de óleo.

Então fizemos o primeiro teste com um óleo comum 20W40 com 5000 kms.

Fizemos 2 passagens e tomamos o tempo. A média no 0 a 400 metros foi de 17.396 segundos.

Colocamos então o Valvoline SJ 20w50 e fizemos 3 passagens. Neste caso a melhora não foi significativa. A média de 3 passagens foi de 17.201 segundos.

Então trocamos o óleo por um Castrol SLX Sintético , fizemos novamente a média de 3 passagens e o resultado foi surpreendente. A média de 3 passagens foi de 16.968 . Uma melhora surpreendente para ser sentida apenas com a troca de óleo.


Orlando, proprietário da JD Lub , nos informou que já esperava este resultado, porque tem acompanhado as pesquisas e desenvolvimentos nos tipos de óleos no Brasil e no exterior. E como também é um apaixonado por carros de performance, toma o cuidado de sempre fornecer a seus clientes o melhor tipo de óleo para cada aplicação.

Fica então a nossa dica. Da próxima vez em que trocar óleo, perca um pouco mais de tempo lendo as especificações do óleo e não apenas a etiqueta do preço.




OBS: Nossos agradecimentos a JD Lub que disponibilizou suas instalações

Materia:Por TurboCar

0 comentários:

Postar um comentário

Artigos recentes

Comentários recentes